Endivias: super vegetal de Primavera

Endivias: super vegetal de Primavera

A Primavera é a época das endívias. Reparou nelas no mercado? Este vegetal verde pode não parecer lá grande coisa, mas na verdade é uma bomba nutricional muito saborosa! Compre algumas endívias, e perceba porque deve comê-las, juntamente com algumas dicas sobre como comer mais quantidade.

Este vegetal verde ancestral tem um travo ligeiramente amargo que o torna um excelente ingrediente em saladas ou pratos vegetarianos crus. Não deixe que o amargo das endívias desencoraje o seu consumo! O truque para apreciar endívias é combiná-las com outros alimentos. Aqui ficam algumas dicas :

  • Em substituição das batatas fritas. Vai servir hummus ou outra entrada saudável? Ofereça folhas de endívias em vez de batatas fritas de pacote para acompanhar.
  • Grelhadas. Há melhor forma de celebrar a primavera do que atirar vegetais da estação para a grelha?
  • Em saladas. A Endívia é a super estrela das saladas. Pique ou triture as folhas com outras verduras ou legumes doces como cenoura e beterraba para obter um sabor extra. Um molho vinagrete frutado é ideal para temperar uma salada de endívias!

Benefícios das endívias para a saúde

Quer opte por endívia de folha larga – também conhecida como escarola – ou endívia frisada, o seu corpo vai agradecer! Uma cabeça de endívias contém 222 por cento da sua necessidade diária de vitamina A e 1.481 por cento de vitamina K. Como sempre refiro, a vitamina K é uma peça essencial no puzzle da saúde óssea que muitas vezes ignoramos.

Se está grávida ou a tentar engravidar, definitivamente vai querer comer mais deste vegetal da primavera, porque uma cabeça de endívias contém também 182 por cento de sua necessidade diária de ácido fólico.

A endívia é também uma rica fonte de minerais, como manganésio, cobre e zinco. O seu corpo só precisa de uma pequena quantidade desses minerais diariamente, mas eles são essenciais para tudo, desde a saúde dos ossos a um sistema imunológico forte.

Não há muitas pesquisas sobre endívias, mas eu encontrei alguns detalhes interessantes. Um estudo analisou o beta caroteno e descobriu que as endívias maduras têm realmente mais beta-caroteno do que as folhas jovens. Normalmente as pessoas privilegiam os rebentos, mas quando se trata de endívias, a espera pode ser mais benéfica.

Outro estudo analisou a forma como se preparam e guardam diferentes espécies de alface e endívias tendo em conta o impacto no teor de flavonóides. Os flavonóides são antioxidantes poderosos que ajudam a suportar a saúde imunológica e muitas vezes têm propriedades anti-envelhecimento. Este estudo mostrou que triturar endívias ou expô-las à luz provocou o perda de mais flavonóides. Isso não significa que não possa desfiar as folhas das endívias para os seus cozinhados. A perda não é instantânea. Só não deve desfiar e armazenar. Para manter os flavonóides benéficos, guarde as endívias num lugar escuro e fresco, como a gaveta do seu frigorífico.

Adaptado de Endive: Spring Veggie Spotlight de Becky Striepe

Poderá tambem ter interesse em: