Uma simples postura de ioga que aumenta a auto confiança

Uma simples postura de ioga que aumenta a auto confiança

Sente nervosismo antes subir a um palco? Ou antes de entrar numa reunião importante?

Confesso que sinto alguma insegurança quando me pedem para abrir uma reunião. Para superar isso, tentei, com muito sucesso, algumas dicas de especialistas. Estes são alguns dos conselhos que sempre sigo:

  • Respire fundo.
  • Sorria, independentemente de quão nervoso se sente.
  • Beba chá de camomila. Tem um bom efeito calmante sobre os nervos.

Mas uma coisa que rapidamente me ajuda antes de entrar numa sala de reuniões ou num palco é uma postura de yoga incrivelmente fácil. Chama-se Tadasana ou Postura da Palmeira.

Quando eu era criança, a minha mãe fazia-me praticar Tadasana todas as manhãs, pois os gurus do yoga diziam que ajudava a crescer. Não estou seguro disso, mas definitivamente alonga a coluna vertebral e faz com que nos sintamos mais altos.

Uma simples postura de ioga que aumenta a auto confiança

Esta é uma postura de yoga muito básica e pode ser praticada minutos antes de uma reunião ou evento. Não precisa ter nenhuma experiência anterior de yoga para praticar a Tadasana; basta estar de pé e alongar suavemente. Uma das coisas bonitas do yoga, e especialmente desta postura, é que relaxa ao mesmo tempo que nos prepara para a ação!

Eis a razão pela qual a postura confere auto-confiança:

  • A postura alonga o músculo trapézio das costas e realinha o corpo. Isto cria uma sensação de altura, como se estivéssemos literalmente a ficar mais altos, como uma palmeira – e, instantaneamente, aumenta os níveis de confiança.
  • A postura cria uma sensação de espaço dentro do corpo, permitindo que os órgãos vitais trabalhem de forma mais eficiente. Isso resulta numa melhor circulação sanguínea, mais oxigenação e, consequentemente, maior confiança.

Para praticar Tadasana:

  • Posicione-se de pé, bem direito, inspire e expire lentamente, três vezes. Simultaneamente, estenda os braços acima da cabeça e ponha-se em bicos de pés. As palmas das mãos devem estar viradas para a frente.
  • Mantenha equilibrado o peso do corpo, e alongue os músculos das costas, sempre muito lentamente. Imagine uma linha de energia ao longo de todo o corpo, desde a ponta dos pés até à coroa da cabeça. Expire em 3 tempos.
  • Mantenha a postura por mais duas respirações.
  • Aos poucos, volte a baixar os pés
  • Sinta o fluir da nova energia e confiança!

 

Adaptado de A Simple Yoga Pose That Boosts Self-Confidence de Shubhra Krishan

Poderá também ter interesse em: