3 Produtos naturais que limpam toda a casa

3 Produtos naturais que limpam toda a casa

Deitar fora os produtos de limpeza tóxicos é uma das formas mais inteligentes, fáceis e práticas de criar uma casa mais saudável e amiga do ambiente. Muitos dos produtos químicos utilizados nos produtos de limpeza convencionais são maus para a saúde humana, e realmente poluem o ar das nossas casas. Estes produtos de limpeza são também um perigo para a saúde das crianças e animais de estimação. Quando lavamos os panos e despejamos a água suja ou outras sujidades pelo ralo, os produtos químicos também entram nos cursos de água, onde são, na melhor das hipóteses, filtrados por caras instalações de tratamento de água e, na pior das hipóteses, escoados para cursos de água, prejudicando a vida selvagem e potencialmente contaminando água potável.

Estes detergentes químicos não são mesmo necessários. Produtos seguros e simples como o vinagre e o bicarbonato de sódio limpam e desinfetam em pleno, criando uma casa limpa e saudável, sem colocar em risco a saúde das nossas famílias e do meio ambiente.

Além de muito eficazes, muitos produtos de limpeza naturais também são incrivelmente versáteis e de baixo custo, pelo que o seu arsenal de limpeza verde pode poupar-lhe muito dinheiro em vez dos muitos produtos de limpeza de comércio especializado existentes no mercado. Susan Melgren apresentou recentemente alguns blogs que destacam a versatilidade de três dos melhores e mais multifuncionais produtos em qualquer arsenal de limpeza verde: vinagre, bicarbonato de sódio e limão. Conheça algumas das utilizações para os produtos abaixo e veja como um pequeno grupo de produtos-chave pode limpar praticamente todas as áreas da sua casa!

 

  1. VINAGRE

Elimina gorduras. Mergulhe uma esponja em vinagre e limpe fornos, bancadas, louça de cozinha e tampas de exaustores.

Desinfecta superfícies. O vinagre é o seu desinfetante natural. Misture 1 parte de vinagre com quatro de água para obter uma solução de limpeza, para todos os fins, que desinfeta tudo, desde as bancadas às maçanetas.

Limpa vidros.Misture 2 copos de água, ¼ de copo de vinagre e ½ colher de chá de detergente de loiça líquido num frasco borrifador para criar um limpa vidros natural. Para não riscar, seque com jornais.

Limpa sanitários. O vinagre desodoriza e mata germes naturalmente. Despeje 1 copo de vinagre na sanita e deixe atuar. Adicione algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para branqueamento extra. Com o piaçaba, retire a sujidade agarrada e de seguida puxe o autoclismo.

Limpa juntas de azulejos. Borrife uma solução de 1 parte de água e 1 parte de vinagre nas juntas dos azulejos e esfregue com uma escova de dentes velha.

Desentope ralos. Despeje ½ copo de bicarbonato de sódio pelo ralo entupido e de seguida ½ copo de vinagre. Cubra o ralo para manter a ação de efervescência. Quando a efervescência desaparecer, deite um litro ou dois de água a ferver. Para ralos muito entupidos, pode precisar de deitar a água a ferver através de um serpenteado feito com um arame ou cabide de arame esticado. Se não tiver sucesso à primeira, repita todo o processo.

Puxa lustro aos móveis. Misture ¼ de copo de azeite, 4 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de chá de sumo de limão para obter um polidor caseiro que vai deixar reluzentes mesas e cadeiras de madeira.

Remove nódoas da roupa. Combine ½ de copo de vinagre branco, ¼ de copo de bicarbonato de sódio e 3 copos de água num borrifador para uma pré-lavagem com tira nódoas natural. Pulverize a solução sobre a roupa com nódoas e depois lave normalmente.

Amacia a roupa. Adicione ½ copo de vinagre ao ciclo de lavagem. O vinagre quebra e dissolve naturalmente o detergente tornando as roupas, lençóis e toalhas, mais macios.

 

  1. BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato de sódio é a sua ferramenta número um para absorver odores domésticos: despeje uma camada de bicarbonato de sódio no saco do lixo; espalhe bicarbonato de sódio sobre os odores do tapete, espere 10 minutos, depois aspire. Ou deixe recipientes com bicarbonato de sódio em alguns pontos estratégicos da casa para absorver odores.

Outro aspeto muito útil do bicarbonato de sódio é a sua capacidade de branquear. Para reaver o brilho de lavatórios de porcelana, cubra-os com uma fina camada de bicarbonato de sódio e deixe atuar por 10 minutos ou mais. Misture com uma pequena quantidade de água para criar uma pasta e esfregue a porcelana. Para limpar banheiras, polvilhe toda a banheira com bicarbonato de sódio, junte uma camada de sal grosso e esfregue. O bicarbonato de sódio branqueia e o sal ajuda a limpar.

Limpa pratas. Forre um pirex de vidro com folha de alumínio e ponha em cima os objetos de prata. Espalhe ½ copo de bicarbonato de sódio em cima dos objetos a limpar e cubra-os com água a ferver. Deixe de molho por cinco minutos; passe por água e seque-os.

Remove riscos do chão. Espalhe bicarbonato de sódio sobre os riscos e limpe com um pano quente e húmido.

Remove sujidade encrustada em loiça e tachos. Espalhe bicarbonato de sódio na loiça ou tachos a limpar, adicione água e deixe-os de molho por algumas horas. O bicarbonato de sódio vai soltar os alimentos encrustados.

Remove sujidade e gordura das roupas. Adicione ½ copo de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem.

Mata o bolor. Misture bicarbonato de sódio com vinagre ou água oxigenada para criar uma pasta; aplique nas juntas da casa de banho, deixe atuar por 30 minutos e esfregue.

Apaga incêndios de gordura. Pequeno fogo na cozinha? Apague-o com uma caixa de bicarbonato de sódio.

 

  1. Limões

Elimina gorduras . Uma enzima do ácido cítrico do sumo de limão corta gorduras de forma tão eficaz como qualquer produto comercial de limpeza. Misture o sumo de dois limões com ½ copo de vinagre para criar um poderoso anti gordura.

Acaba com odores. Nada cheira tão a limpo como o aroma fresco do limão. E o limão não só encobre os maus cheiros, como os remove totalmente.

Dissolve depósitos de água com restos de sabão. Dilua o sumo de limão e despeje em cima das áreas a limpar, ou esfregue um limão cortado sobre os pontos problemáticos.

Limpa as tábuas de cozinha. Desinfete e renove as tábuas de cozinha de madeira, esfregando um limão cortado sobre a superfície. Deixe o sumo de limão atuar por um tempo antes enxaguar.

Refresca a conduta de lixo. Fortes odores e bactérias podem acumular-se na sua conduta de lixo ao longo do tempo. Para limpar esta área de difícil acesso, corte um limão em bocados, coloque na conduta de lixo e ligue-a.

Remove as manchas mais difíceis das bancadas. Esfregue metade de um limão sobre a superfície, deixe atuar e limpe.

Dá brilho aos cobres. Faça uma pasta de um quarto de copo de sal de cozinha e sumo de limão. Aplique a pasta sobre panelas e frigideiras de cobre ou latão, deixe atuar por cinco a 10 minutos, depois lave com água morna. Puxe o lustro com um pano macio.

Ilumina os brancos naturalmente. Quer brancos mais brancos? Esqueça a lixívia e adicione ½ xícara de sumo de limão, com propriedades de branqueamento naturais, ao ciclo de lavagem. (O persistente aroma a citrinos frescos também não é nada mau!)

Evita pragas. Odores fortes desencorajam pragas domésticas como formigas, aranhas e pulgas. Para mantê-las longe, esfregue sumo de limão ou deixe cascas de limão em zonas propensas ao seu aparecimento como ao longo de rodapés, nas frestas de janelas, nas costas dos armários e outras áreas por onde a praga possa entrar em sua casa.

 

Adaptado de 3 Natural Products That Can Clean Your Whole House de Jessica Kellner
Poderá também ter interesse em: