5 Dicas para lidar com calor

5 Dicas para lidar com calor

O Verão está em pleno e os termómetros estão a subir. Quando faz desporto ou brinca ao ar livre, é importante garantir que se mantem fresco. Siga estas dicas para ficar seguro quer no tempo húmido quer no tempo seco.

  1. Escolha as horas certas. A altura mais quente do dia é entre as 10h00 e as 15h00. Faça os seus treinos de manhã cedo ou no final da tarde, quando o sol não está tão alto e o tempo está mais fresco.
  2. Vista-se convenientemente. Em parte, o corpo refrigera-se através da transpiração. Ajuda o processo se usar roupa leve e larga que permita a evaporação do suor. Opte por cores claras, uma vez que não absorvem tanto calor e considere usar um chapéu e um visor para proteger os olhos do sol.
  3. Use creme de protecção.A ultima coisa que quer, são queimaduras solares. Impedem a pele de se refrigerar e retiram fluidos preciosos. Escolha um protector sem oxybenzone, um químico associado a disrupção hormonal. Procure um protector solar seguro e aplique-o pelo menos 30 minutos antes de ir para a rua.
  4. Beba muita água. A transpiração pode desidratar muito rapidamente, pelo que é importante beber água continuadamente. Beba meio copo cada 15 minutos enquanto está a fazer desporto. Se treinar mais de 1 hora, pode precisar de lago mais para repor o sal e electrolitos que perde quando transpira.
  5. Verifique a pulsação. Em reacção ao calor, o organismo reforça o fluxo de sangue para a pele a fim de provocar arrefecimento. O resultado é menos sangue para os músculos e aumento da pulsação. Se não está habituado a treinar ao calor, vai atingir a pulsação limite mais cedo do que o habitual. Vá com calma ao princípio e aumente a intensidade gradualmente.

Adaptado de 5 Tips for Beating the Heat de Jillian Michaels

Poderá também ter interesse em: