4 Mitos acerca óculos de sol

4 Mitos acerca óculos de sol

É sabido que, sempre que estamos na rua, precisamos usar protector solar. Mas não é só a pele que precisa ser protegida do sol, também os olhos precisam de alguma proteção. E, claro, é para isso que servem os óculos de sol. Óculos de sol não são mera questão de moda, podem realmente ajudar a manter uma visão saudável. No entanto, há vários equívocos sobre porque precisamos deles, quando precisamos deles e que tipos de óculos de sol devemos ter. Leia sobre alguns dos maiores mitos sobre a saúde dos olhos durante o verão ..

Mito 1: Não usar óculos de sol não é grande problema. O sol pode causar sérios problemas nos olhos e óculos de sol são o melhor mecanismo de defesa. Os óculos de sol, ou melhor o tipo certo de óculos de sol, podem proteger os olhos de 99-100% dos raios UVA e UVB. A camada exterior do olho, tal como a pele, pode queimar. Algumas horas ao sol sem óculos de sol pode tornar mais difícil para os olhos adaptar-se ao escuro, podendo prejudicar a capacidade de guiar à noite quando voltamos da praia. De facto, os danos do sol prolongado podem provocar cataratas, tumores benignos, e até mesmo cancro de pele nas pálpebras. Pessoas com pele clara e olhos claros correm mais riscos de desenvolver cancro e outras doenças oculares. Outra razão para usar óculos de sol? Eles vão ajudar a retardar o desenvolvimento de rugas à volta dos olhos!

Mito 2: Todos os óculos de sol são iguais. Nem pensar. Por um lado, não existem atualmente normas em vigor para fabrico ou rotulagem de óculos de sol nos Estados Unidos. Nem o preço nem a cor das lentes querem dizer alguma coisa sobre a sua eficácia. Então, o que se pode fazer? Bem, fazer o trabalho de casa e ler as letras miúdas, certamente ajudará. Procure óculos de sol que ofereçam 99-100% de proteção UVA / UVB. As lentes polarizadas são uma ótima opção para a maioria das pessoas, e lentes de policarbonato são ótimas para os entusiastas de desporto. O melhor que tem a fazer é consultar um oftalmologista para saber quais os óculos que melhor se adaptam a si.

Mito 3: Só precisa de óculos de sol quando está sol. Assim como devemos usar protetor solar em dias nublados, também devemos usar óculos escuros, mesmo quando o sol não está radioso. Seja qual for o tempo, independentemente da época do ano, use óculos de sol sempre que está na rua.

Mito 4: Os óculos de sol são a única maneira de proteger os olhos do sol. Embora não se possa aplicar protetor solar diretamente nos olhos, pode-se colocar um pouco nas pálpebras e na área diretamente em torno dos olhos. Chapéus de abas largas ajudam a manter o sol longe dos olhos. E, é claro, sair do sol de vez em quando não faz mal nenhum! Se possível, Evite sair de casa durante as horas de pico de sol, entre as 10h e as 15h.

Adaptado de 4 Myths about sunglasses de Katie Waldeck

Poderá também ter interesse em: