10 Dicas anti aging fáceis
Desde cremes anti rugas, a operações plásticas, a comprimidos dietéticos, a produtos para o cabelo, a tendência das pessoas para produtos que tentam esconder os efeitos do envelhecimento começa a ser uma loucura. A eficácia destes produtos varia de uns para os outros, mas existem outras formas de parecer e sentir-se mais novo que não envolvem nem operações, nem químicos, nem efeitos secundários.
- Voluntariado: Baseado em resultados de vários estudos no “Psychological Bulletin”, adultos seniores que fazem voluntariado sentem-se melhor fisica e emocionalmente. Servir os outros na comunidade ajudou seniores a aliviar sintomas de depressão, desenvolver laços sociais e a aumentar a longevidade.
- Suar um pouco: Interromper a actividade física é uma das formas de amplificar o processo de envelhecimento, em qualquer idade. Não significa que deve correr para o ginásio todos os dias. Mudanças simples tais como melhorar a postura sentado ou acelarar o passso quando caminha podem fazer grande diferença.
- Gerir o stress: Os elevados níveis de cortisol que acompanham o stress crónico contribuem para disfunções metabólicas e aumento de inflamações. Respiração profunda, praticar a consciência e adoptar a meditação diária são formas simples de baixar os níveis de stress.
- Parar de fumar: A relação entre o tabaco, o cancro e doenças de coração não é segredo para ninguém. No entanto estudos em gémeos descobriram que os rostos das pessoas que fumam revelam mais sinais de envelhecimento, incluindo rugas , flacidez, papos nos olhos e linhas mais visíveis ao redor da boca e dos olhos.
- Ajuste a atitude: Muita gente substima o poder da mente, mas estudos nesta área são esclarecedores. Pessoas que tendem a ver o mundo de forma luminosa, desenvolvendo uma attitude equilibrada e optimista, obtem significatvos benefícios para a saude
- Minimize a exposição química: Os químicos, sejam perigosos ou benignos, estão presentes no nosso quotidiano. Apesar de não ser fácil fugir à poluição do ar, pode dar pequenos passos em casa para reduzir a exposição química e tóxica, tais como investir em filtros de água, acabar com sprays de limpeza e conhecer os químicos presentes na alimentação e produtos de beleza.
- Beba de forma responsável: Os estudos à volta dos benefícios para a saúde do álcool são controversos, mas a moderação parece ser consensual. Particularmente as mulheres deveriam apontar para não ultrapassar duas bebidas por dia.
- Reconsidere alguns medicamentos: Muitos adultos seniores tomam diariamente quantidades enormes de medicamentos, com sérias implicações para a saúde. Estudos recentes revelaram que muitos medicamentos tomados por adultos aumentam o risco de colapso e que o potencial de interacções adversas com medicamentos aumenta com cada nova receita.
- Coma saudável: Apesar do aumento de compelxas dietas da moda, comer saudável significa frutas, vegetais, cereais integrais e proteinas magras. Se o controlo de quantidade é um problema, lembre-se da regra das metades: Metade do prazer de comer vem na primeira dentada e reduz para metade em cada uma das seguintes garfadas.
- Exercite a mente: Tal como o exercício físico, o exercício mental é essencial para evitar os efeitos do envelhecimento. À medida que envelhecemos não realizamos quanto menos usamos a nossa mente. Focamo-nos numa tarefa particular, sentimo-nos bem com isso, mas não usamos outras partes do cérebro. Manter a boa forma mental é fundamental.
Adaptado de 10 Easy Anti Aging de Agingcare.com
Poderá também ter interesse em:
- Alimentos saudáveis que as pessoas saudáveis não devem comer
- 5 Hábitos alimentares que provocam envelhecimento
- 10 Segredos de longevidade
- Apanhar sol de forma responsável