5 Formas inteligentes de impulsionar a sua rotina de exercícios

5 Formas inteligentes de impulsionar a sua rotina de exercícios

Dicas para começar a fazer desporto

Quer precise de retomar o exercício físico ou iniciá-lo pela primeira vez, nunca é tarde demais para o incluir na sua rotina. Aqui ficam cinco formas de o fazer que facilitam o processo:

  1. Pense Positivo

Quer um treino fantástico? Tenha pensamentos felizes … acerca de exercícios anteriores. Investigadores descobriram que recordar uma divertida aula de spin com os amigos ou uma boa corrida pode ajudar a motivar o exercício. Na verdade, até mesmo ter memórias negativas do exercício motiva as pessoas a fazê-lo mais do que não ter recordação alguma … mas preferimos pensar positivo!

  1. Encontre o companheiro certo

Um amigo no ginásio pode motivar-nos a correr mais e a fazer algumas flexões extra, mas só se for melhor que nós. Investigadores descobriram que o companheiro de treino ideal é aquele que é 40 por cento mais qualificado que nós próprios.

  1. Inclua o factor dinheiro

Poderá o dinheiro ser factor motivador para fazer exercício? Os cientistas dizem que sim – quando a um grupo de pessoas foi dada a opção entre praticar exercício ou pagar um adicional de 20 por cento para o seguro de saúde, quase metade escolheu o exercício – e 97 por cento atingiu o objectivo de dar, pelo menos, 5.000 passos por dia. Quer apostar? Sites como DietBet.com permitem que participe num desafio de perda de peso apostando o seu dinheiro e com a promessa de ganhar algum adicional se atingir o seu objectivo.

  1. Adquira um pedómetro (ou use o smartphone)

Se não pratica exercido há algum tempo, ou nunca o fez, uma rotina de caminhada pode ser o empurrão de que precisa. Certifique-se apenas que tem um pedómetro. Investigadores descobriram que os utilizadores de pedómetro caminham pelo menos mais 2.000 passos por dia do que os não-utilizadores, e que o uso de um pedómetro aumenta os níveis de atividade física em 27 por cento.

  1. Rodeie-se de verde

Uma t-shirt ou tapete de yoga verdes podem fazer maravilhas ao seu treino. Um estudo da Universidade de Essex descobriu que a cor verde pode aumentar a motivação e prazer quando se trata de exercício físico. Os participantes do estudo que se exercitaram numa bicicleta estática enquanto olhavam para uma cena ao ar livre com um filtro verde sentiram-se menos cansados do que quando foi utilizado um filtro encarnado ou cinzento.
Adaptado de 5 Clever Ways to Jumpstart Your Fitness Routine de Diana Vilibert

Poderá também ter interesse em: