Danos surpreendentes da hipertensão

 

Danos surpreendentes da hipertensão

a hipertensão pode ser controlada com mudança de hábitos

Cerca de 1 em cada 3 adultos nos EUA sofre de hipertensão, mas só metade tem-na controlada. O American Heart Association (AHA) estima que a hipertensão é responsável por 350 mil mortes por ano. A maior parte das pessoas sabe que a hipertensão  aumenta o risco de doenças de coração, mas a verdade é que pode  provocar  muitas outras doenças graves.

Hipertensão significa que a pressão dentro dos vasos sanguineos é demasiado alta, provocando danos.

Tipicamente, os médicos consideram pressão normal quando o valor da sistólica (quando o coração bate) está abaixo dos 120 e o valor da diastólica (pressão entre batimentos) está abaixo dos 80.  Mais do que 140 para a sistólica e 90 para diastólica é considerada tensão alta.

Os homens tem maior tendência para hipertensão precoce do que as mulheres, mas uma percentagem maior de mulheres tem-na depois da menopausa. Mesmo os jovens não estão imunes. Um estudo em 2013 revelou 27% de aumento de risco de hipertensão em adolescentes ao longo de um periodo de 13 anos.

Uma vez que a hipertensão não evidencia sintomas, a maior parte das pessoas que sofrem desta disfunção, não tem consciência. Por isso é chamada a “morte silenciosa”

“Temos cerca de 100 mil kilometros de vasos sanguineos”, diz Dr. Osteld, pelo que é critico prevenir e tratar a hipertensão por forma a impedir que se manifestem multiplas doenças uma vez que os vasos sanguíneos impactam em cada centimetro quadrado do nosso organismo.

  1. Um estudo recente revela que a história pessoal da tensão arterial pode afectar a função cerebral a prazo.  Investigadores compararam a saúde vascular, estrutura cerebral e capacidades cognitivas de 4 mil pacientes e descobriram que hipertensão na meia idade, mesmo que controlada mais tarde, está associada a decréscimo da memória e da performance cognitiva.
  2. Hipertensão é a segunda causa de falência dos rins nos EUA, logo a seguir aos diabetes, de acordo com a AHA. Os rins removem os resíduos do organismo, filtrando sangue para produzir urina. Quando a força do sangue é demasiado alta, danifica os vasos que chegam aos rins, bem como os que estão no seu interior. À medida que os vasos sanguíneos vão enfraquecendo e estreitando, os rins deixam de funcionar correctamente. As pessoas com hipertensão devem vigiar regularmente os indicadores da urina associados aos rins (albumina e taxa de filtração glomerular),
  3. A hipertensão pode causar problemas de visão, tais como danos na retina e no nervo óptico. Se a tensão alta constringe os vasos que transportam sangue para os olhos, pode resultar em vista inflamada, má visão ou mesmo perca de visão.  É mesmo possível diagnosticar hipertensão simplesmente examinando os vasos sanguíneos da retina.
  4. A tensão alta pode provocar disfunção sexual em homens e mulheres. “Uma erecção é um evento psicológico, neurológico e vascular”, diz Ostfeld. De igual modo, “ em algumas mulheres a tensão alta está associada a menos lubrificação e menor satisfação sexual”. A hipertensão não distingue os sexos.
  5. Um estudo publicado pela JAMA Dernatology associa a hipertensão em mulheres à psoríase, uma doença na pele crónica e autoimune, que tem impacto no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

As boas notícias é que a hipertensão pode ser controlada com mudança de estilo de vida e de alimentação. Veja como:

  1. Coma saudável. Menos sal, menos gordura, mais frutos, mais cereais integrais e proteinas limpas.
  2. Verfique o consumo de sódio. De acordo com a FDA, 9 em 10 Americanos consomem demasiado sódio. AHA recomenda não mais de 1,500 mg de sódio por dia.
  3.  Mantenha um peso saudável. Reduzir 2 a 3 kilos pode fazer baixar a tensão arterial.
  4. Exercite-se regularmente. Para pessoas que precisam baixar a tensão arterial, AHA recomenda 40 minutos de exercício 3 a 4 vezes por semana.
  5. Limite o álcool e evite o tabaco. A AHA recomenda limitar o consumo diário de álcool a não mais do que duas bebidas para os homens e apenas uma para as mulheres. Fumar pode não causar hipertensão, mas pode provocar aumentos de tensão temporários que conduzem a outros problemas de saúde.

Adaptado de Surprising Ways Hypertension Can Harm You de dr. Sanjay Gupta

Poderá também ter interesse em: