9 razoes para comer e adorar abóbora

9 razoes para comer e adorar abóbora

Os Americanos incluíam abóbora na sua alimentação tradicional. Até a secavam para comer durante os meses de inverno, quando a comida era escassa. Há muitas razões pelas quais este subestimado superalimento deve tornar-se um ótimo e saudável complemento da sua dieta:

  1. Trata-se de uma excelente fonte de hidratos de carbono complexos (os “bons carboidratos”) que ajudam a fornecer a energia indispensável ao organismo.
  2. Tem muita fibra que ajuda a manter o bom funcionamento dos intestinos. Uma chávena de abóbora contém três gramas de fibra.
  3. O seu alto teor de fibra também ajuda na perda de peso. Pesquisas confirmam a sua grande ajuda nas dietas para perda de peso.
  4. A sua cor de laranja brilhante indica o alto teor de beta-caroteno. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A, tão necessária para conseguir imunidade e visão saudáveis.
  5. Contribui para a boa cicatrização da pele, protegendo contra os danos causados pelo sol, ajudando ainda ao desaparecimento das cicatrizes.
  6. O beta-caroteno que se encontra nas abóboras pode reduzir o risco de cancro. As dietas ricas em beta-caroteno têm sido associadas à redução do risco de certos cancros, incluindo mama, próstata, pulmão, colo do útero e pele.
  7. A abóbora pode ajudar no equilíbrio eletrolítico após um treino. Ela contém mais potássio do que uma banana (564 mg na abóbora vs. 422 mg na banana).
  8. A abóbora pode ainda ajudar a evitar constipações e gripes. Uma chávena de abóbora cozida contém 11 mg de vitamina C. Enquanto relatos controversos lançam dúvidas sobre as capacidades anti-infecciosas da vitamina C, estudos bem elaborados demonstram as suas propriedades imuno-impulsionadoras.
  9. O beta caroteno da abóbora ajuda a aumentar a imunidade em geral. Num estudo realizado com pessoas que sofrem de HIV, os investigadores descobriram que quem tomou beta caroteno reduziu significativamente o risco de infecção.

Adaptado de Reasons to love and eat pumpkin de Michelle Schoffro Cook 

 

Poderá também ter interesse em: