7 Factores de stress que prejudicam a saúde

7 Factores de stress que prejudicam a saúde

Stress no trânsito

Ninguém tem dúvidas: Quando estamos com stress, o organismo não funciona de forma adequada. A questão é que existem uma quantidade de actividades do dia a dia que tendem a provocar o aumento dos níveis de stress, muitas vezes de forma subtil. Identificar os factores crónicos de stress é o primeiro passo para viver de forma mais consciente e reduzir a carga associada ao stress. Conheça 7 actividades do dia a dia que são causas comuns de stress.

  1. Deitar-se tarde. Ir para a cama tarde, independentemente das horas que se dorme, coloca stress indesejável no organismo e perturba os ritmos circadianos naturais. De acordo com um estudo com estudantes, quanto mais tarde se deitam, mais inclinados ficam para pensamentos negativos e mau humor, mesmo que durmam 8 horas seguidas. A maior causa de perder o sono à noite é tecnologia. A luz suave e branca emitida pelos aparelhos pode perturbar a produção de hormonas de sono do organismo. Experimente desligar uma a duas horas antes da hora de deitar. Leia um livro, daqueles com páginas mesmo, e vai ver que adormece mais cedo.
  2. Excesso de cafeína. Apesar de quantidades moderadas de cafeina serem benéficas, exceder os limites pode trazer consequências indesejáveis. Demasiado deste estimulante pode provocar níveis elevados de adrenalina, cortisol, ansiedade e hipertensão. De forma crónica, estas consequências provocam sérios danos na saúde e levam a consumir outros alimentos. Seja moderado.
  3. Alcool. Este pode parecer óbvio, mas vale a pena lembrar. O alcool pode interferir com o ciclo do sono e elevar os nívies de cortisol. No entanto se tomar apenas uma (mulheres) ou duas (homens) bebidas por dia, pode livrar-se de efeitos indesejáveis. Em moderação, o alcool pode reduzir inflamações, depressão e stress de uma forma geral. Tome consciência não só do que bebe, como também do que come enquanto está no bar, uma vez que as bebidas tem já demasiadas calorias para processar.
  4. Exercício em excesso. O exercício físico faz bem, claro, mas pode tambem ser excessivo. Se abusar do cardio no final de uma dia de trabalho stressante pode causar danos na saúde. Pode provocar excesso de hormonas de stress e dificultar a atenção. Lembre-se, os dias de descanso ou de treino leve são tão importantes como os dias de exercício físico intenso.
  5. Email. Se verifica o email mais de três vezes por dia, pode estar a provocar stress mais do que necessita. O simples facto de aceder à caixa de entrada, pode elevar o nível de stress, especialmente na hora de deitar. Imponha um limite de verificações do email a uma quantidade reduzidas de vezes por dia e não pense que tem de responder a qualquer mensagem assim que a recebe.
  6. Conduzir no trânsito. Graças a filas de transito, buzinadelas, condutores zangados e mau tempo, ninguém aprecia conduzir de manhã para o trabalho e este acto repetidamente pode levar a situações de stress. Um estudo relaciona condutores e utentes diários de transportes publicos com maior fadiga e nívies mais altos de stress. Experimente caminhar ou usar a bicicleta a caminho do trabalho. Quer o exercício, quer o ar puro despertam-no e tornam o dia de trabalho mais produtivo. Em alternativa, ouça música relaxante enquanto conduz ou simplesmente repare no ambiente e na natureza à sua volta.
  7. Mania das dietas. Seguir uma dieta rigorosa é stressante. Sente fome, fica infeliz e parece que não pode comer quase nada. Se ainda por cima fizer batota, o stress triplica. Em alternativa, siga uma dieta moderada e equilibrada à base de alimentos saudáveis, naturais e integrais. Alimentos processados causam stress e inflamações pelo que os alimentos dietéticos industriais não fazem nada de bom.

Identificando o que mais lhe provoca stress, dá-lhe poder para o resolver. Tente viver mais consciente e ultrapassar as situações crónicas de stress com equilíbrio da mente e do corpo. Basta um pouco de disciplina e um sorriso.

Adaptado de 7 Common Stressors That Could Harm Your Health de Jordyn Cormier

Poderá também ter interesse em: