4 Razões científicas para se rir mais

4 Razões científicas para se rir mais

Rir é o melhor remédio

Toda a gente gosta de uma boa risada. Mas, sabia que nos faz realmente bem? Rir regularmente pode ser uma boa forma de melhorar a vida. Aqui estão quatro razões cientificamente aceites para nos incentivar a dar umas boas gargalhadas com mais frequência.

  1. Melhora a saúde emocional. O riso liberta as hormonas do bem estar, dopamina, serotonina e endorfina. Estas pequenas criaturas melhoram o humor, as experiências e até mesmo reduzem o stress e a dor. Para recuperar de um mau dia, nada melhor que uma boa gargalhada. Ainda melhor, é contagiante – assim, o seu riso pode ajudar a iluminar o dia dos seus amigos, tanto como o seu!
  2. Fica mais atraente. Chamar a atenção de alguém pode ser tão simples como dar uma boa risada. É isso mesmo, rir pode tornar-nos mais atraentes para os outros. Segundo uma pesquisa, as mulheres tendem a preferir um homem com sentido de humor, enquanto os homens preferem mulheres que riem de sua sagacidade. O riso também é importante em situações sociais, uma vez que promove a relação pessoal. Inegavelmente, um sorriso natural é o melhor acessório de qualquer cara.
  3. Reduz o stress. Rir é realmente o melhor remédio. Se conseguir ver os problemas através da lente colorida do humor, será uma pessoa muito mais feliz. O simples acto de dar uma gargalhada é responsável pela redução das hormonas do stress e acalma a tensão em todo o corpo. Uma vez que o stress crónico pode ser prejudicial à saúde, o riso também beneficia enormemente o sistema imunológico. É um remédio que previne quase todos os males!
  4. Melhora a saúde respiratória. Rir renova o ar dos pulmões, aumenta a frequência cardíaca e ajuda a respirar mais profundamente. Ajuda a alongar os pulmões e revigorar todo o corpo. O riso é uma lufada de ar fresco muito benvinda, como água rejuvenescedora para o sistema respiratório.

Pensa-se que o riso é mais antigo do que a fala. Até os animais o fazem. É uma das coisas mais naturais e benéficas que se pode fazer para o corpo e mente. Então vamos a isso, saia com velhos amigos, assistia às suas séries cómicas favoritas, ou dance músicas alegres! O riso apimenta a vida e é uma das melhores defesas contra a depressão.

Adaptado de 4 Scientific Reasons to Laugh More de Jordyn Cormier

Poderá também ter interesse em: