Como começar a correr e até gostar

 

Como começar a correr e até gostar

Corra gradualmente

Como qualquer outro desporto, correr é uma actividade que requer dedicação para se começar a gostar. Por exemplo, durante anos achei que não conseguiria nunca correr mais de 6 kilometros de uma vez só. Isto foi há 5 anos, até que há 2 anos corri mais de 6 vezes essa distancia quando completei a minha primeira maratona.

Já ouviu falar na adrenalina do corredor? Aquela sensação de gozo, realização e alegria depois de uma boa corrida? Se calhar nunca experimentou.

Quando se dedica a correr e não desiste, sentirá uma série de beneficios. Talvez não sinta a tal adrenalina logo no início, mas há muitas maneiras de correr que o farão sentir-se satisfeito e excitado. A parte mais difícil para ocrrer é manter a determinação. Há milhoes de pessoas que conseguiram.

  • Arranje um bom par de sapatos

Bons sapatos de corrida são caros, mas vão permitir manter a resolução. Se correr com sapatos velhos ou desadequados pode provocar lesões desnecessárias. Vá a uma loja de desporto e fale com alguém entendido.

  • Comece devagar  

Se vai correr pela primeira vez, não espere correr logo 4 ou 5 kilómetros. Tem de começar por alguma coisa e essa base é zero. Saiba que não se torna logo um grande corredor, mal sai de casa a primeira vez. Pausas são boas. Deixe o corpo recarregar energia e volte a correr. Vai custar um pouco ao principio, mas passa. Celebre as pequenas vitórias. É a parte divertida.

  • Não faz mal caminhar.

Há programas para pessoas que começam a correrque na 1ª semana incluem periodos de caminhadas alternados com corrida, a fim de criar endurance. Caminhar não significa falhanço. Há atletas que nos treinos para a maratona incluem periodos a caminhar.

  • Lentamente adicione distância.

Se começar por longas distâncias logo no início, vai sentir-se frustrado e desiste. Estas coisas levam o seu tempo. Não espere correr 2 kilómetros em 2 dias. Não vai acontecer e se acontecer provavelmente vai sofrer lesões. Na corrida há uma famosa regra dos 10%. Não aumente a sua distância semanal mais do que 10%. Esta regra visa proteger o corpo e assegurar o progresso. Correr é um desafio, mas para obter benefícios, tem de equilibrar o começar devagar com o puxar por si.

  • Oiça o corpo.

Os musculos vão começar a doer, é um facto. Vai passar de um estado de inactividade para outra com exercício físico várias vezes por semana. Mas há uma grande diferença entre musculos doridos e lesões. Se sente dores que pioram quando corre, provavelmente tem uma lesão. O mesmo para adores agudas. Tome atenção a estas dores. Descanse e se não passarem, procure um médico.

  • Não corra todos os dias.

Se o fizer, vai-se lesionar. Se o organismo não está habituado a correr, vá com calma. O melhor conselho é começar com 3 vezes por semana, dando tempo ao corpo para se adaptar.

  • Não se compare com os outros

Somos todos diferentes em relação à forma e capacidade de correr. A melhor parte da corrida é que o adversário somos nós próprios. O objectivo é superar-se quer em distância quer em tempo. Os primeiros 2 kilómetros sem parar para caminhar são uma grande vitória em relação ao ponto de partida. Assuma isto e divirta-se, bem como para as metas seguintes.

  • Seja paciente

Não vai começar por fazer kilómetros e mais kilómetros, o que é bom. Treine o cérebro para pensar a longo prazo e começará a olhar para trás e a ficar impressionado com os resultados

 

Adaptado de How to Become a Runner & Actually Enjoy de Lindsay Patton

Poderá também ter interesse em: