9 Dicas para comer saudável em qualquer restaurante

9 Dicas para comer saudável em qualquer restaurante

Jantar fora sem fazer mal

 

No mundo ocidental, sobretudo na América, os restaurantes tem por hábito servir grandes doses. O problema é que temos tendência a comer tudo o que nos servem. Mas porque deixamos que sejam os restaurantes a ditar qual a porção que devemos ingerir? Em vez de “limpar” o prato, experimente estes truques para resistir a jantares super calóricos em saídas ocasionais:

  1. Coma metade. Quando pede uma entrada ou um prato, é sabido que vem a dose completa. Peça logo metade para o doggie bag ou divida com outra pessoa. Desta forma tem a satisfação de poder “limpar” o prato, sem o fardo calórico. Fica satisfeito e poupa dinheiro.
  2. Substitua a refeição por uma entrada (ou duas). Muitas entradas tem a dose certa, pelo que são a opção perfeita para quando tem dificuldade em controlar as quantidades. É óbvio que uma entrada de fritos, ou queijo gordo não é a opção mais saudável. Em vez disso, opte por não fritos, vegetariano, saladas ou sopas. É mais barato e a quantidade menor vai permitir-lhe tomar um óptimo copo de vinho ou até mesmo uma sobremesa.
  3. Peça o molho à parte. Se for o caso, peça o molho à parte. Assim consegue controlar quanta gordura e molho denso ingere. Em restaurantes sofisticados pode ser mais difícil esta opção, mas nesses casos também as doses são mais pequenas.
  4. Evite as bebidas. As bebidas alcoólicas tem impacto na cintura (e também na carteira). Se vai jantar fora, tome uma só bebida, ou mesmo nenhuma. As bebidas, sobretudo cocktails, adicionam calorias e valor na factura. Sabe bem um copo de vinho, com certeza, mas poupe calorias evitando-o. Isto é também válido para refrigerantes.
  5. Prefira picantes e ácidos. Opte por pratos com sabores intensos. Os sabores mais brandos e suaves encorajam comer em excesso, enquanto que as combinações de sabores complexos podem saciar mais rapidamente. Para as entradas, prefira a mostarda à mayonese, poupando em calorias sem sacrificar sabor. O mesmo, se substituir molhos cremosos de saladas por vinagre balsamico ou azeite. Se gostar, opte por comida picante.
  6. Carregue nos vegetais. Os vegetais são sempre uma opção inteligente, especialmete se em substituição de fritos ou pratos cremosos. Sopas de legumes, saladas ou verduras salteadas são sempre melhores opções que pratos com molhos ou gorduras. Prefira verde.
  7. Prepare-se e planeie. Se já sabe que vai a uma steak housecom os amigos na 6ª feira, coma mais leve na véspera e durante o próprio dia. Desta forma, pode dar-se ao luxo para algum ligeiro excesso, sem ficar com sentimento de culpa. Não é que deva sentir culpa em exceder-se de vez em quando, mas a todos nós isso acontece. A melhor forma de ultrapassar é planear e desfrutar.
  8. Escolha um deslize apenas. Por outras palavras, não tome uma bebida calórica, mais uma entrada, mais uma sobremesa. Escolha uma e desfrute. Se tomar um cocktail, esqueça os outros extras. Se quiser um belo gelado como sobremesa, esqueça o álcool e os fritos. Permitindo-se um excesso quando janta fora, a refeição é à mesma especial, sem sobrecarregar o estômago. No dia seguinte acorda e volta aos bons hábitos.
  9. Pergunte, pergunte, pergunte. Se procura evitar alimentos alérgicos como lacticinios ou gluten, ou se quer saber como determinado prato é preparado, sinta-se à vontade para perguntar. Muitos restaurantes são sensiveis a estes temas, mesmo que não o publicitem. Precisa de fazer as opções correctas. Não hesite em perguntar o que precisa saber.

Não há necessidade de ter medo de jantar fora, se está a tentar comer saudável. Claro que é um deslize, mas é importante conseguir comer fora e divertir-se com os amigos e família. É apenas comida, afinal. Se sair um pouco dos “carris” não é o fim do mundo. Certifique-se que desfruta e não fique stressado. Seguindo estas dicas, consegue divertir-se sem se exceder e gozar cada minuto do programa. Ao fim e ao cabo, comer saudável não é passar fome. Trata-se de atitiude positiva, escolhas acertadas e moderação.
Adaptado de  9 Tricks to Eat Healthy at Any Restaurant de Jordyn Cormier

Poderá também ter interesse em: