7 Benefícios surpreendentes de se desligar da tecnologia

7 Benefícios surpreendentes de se desligar da tecnologia

Dependência da tecnologia

Passou a ser normal ficar permanentemente ligado à internet, TV, SMS, redes sociais, Netflix, jogos de video e toda a espécie de aparelhos electrónicos.

Infelizmente, viver responsavelmente num mundo digital não é fácil. A conveniência da tecnologia levou muita gente a adoptar maus hábitos, dificeis de contrariar, dependendo até que ponto chegaram e há quanto tempo.

Desligar da corrente é muita vezes uma luta, mas os benefícios valem a pena à medida que passa a fase desconfortável inicial. Para além do benefício de usufruir de mais tempo livre, veja estas 7 maravilhosas e menos conhecidas vantagens de regularmente se desligar da tecnologia.

  1. Poupança na conta electricidade.Pode não ser muito, mas o computador de secretaria médio que fica ligado todo o dia durante um ano custa cerca de 50€. De acordo com U.S Department of Energy, os aparelhos electrónicos deixados em stand by, são responsáveis por entre 5 a 10% da conta de electricidade.
  1. Aumento de consciência do meio envolvente. Quando desliga, o que faz é banir uma grande distracção. Começa a reparar em detalhes nas pessoas, nas coisas e nos lugares que não reparava antes.
  1. Redução de dores. Ouviu falar de “text neck” or “tech neck”? São as novas expressões que descrevem o esforço que pôe no pescoço e na coluna por se debruçar no telemóvel ou no computador por tanto tempo. Sem ter de olhar para ecrans e monitores, pode gozar de melhor postura, menos dores e menor stress digital para os olhos.
  1. Melhor qualidade de sono. Por falar em dar descanso aos olhos, é suposto conseguir adormecer rapidamente e dormir durante toda a noite. O ritmo circadiano humano depende da escuridão para preparar o sono, o que pode ser perturbado por aparelhos que emitem luz. Faz um enorme favor ao corpo se desligar pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
  1. Mais memória e melhor humor. Mesmo que desligue apenas um dia por semana, está a dar ao cérebro um grande benefício que melhora a memoria e o humor. Com menos tempo de escravatura da tecnologia, tem tempo para se focar em actividades que incrementam as células do cérebro. Envolva-se num hobby agradável, visite novos lugares, tenha novas experiências ou faça caminhadas relaxantes.
  1. Mais produtividade. Não pense que precisa de acessso constante às mensagens, notificações e emails para ser mais produtivo. De facto as constantes interrupções dessas coisas é que lhe retiram a capacidade de fazer e acabar as tarefas. Cada vez que é interrompido durante uma tarefa, pode levar até 45 minutos ao cérebro para se refocar.
  1. Satisfação em gozar o momento. Quando algo interessante acontece, qual a primeira reacção? Pega no telemóvel e desata a tirar fotos ou começa a mandar mensagens aos amigos? Quando desliga, está essencialmente a forçar estar mais presente. Um dos efeitos de se desligar é que deixa de perder parte do que devia gozar, em vez de tentar contar a todos nas redes sociais o que se está a passar.

Adapatdo de 7 Unexpected Benefits of Unplugging from Technology de Elise Moreau

Poderá tambem ter interesse em: