Fique mais saudável este Outono: o que fazer e o que não fazer

Fique mais saudável este Outono: o que fazer e o que não fazer

Outono mais saudável

É duro acabar com os dias de verão na praia, fins de semana de 3 dias, e o guacamole… mas o início do Outono é também uma excelente oportunidade para largar os maus hábitos e agarrar os bons. Saiba quais os maus hábitos de verão que deve deixar, os bons que deve manter e em como pode tornar a sua vida mais saudável que nunca.

  • Retome as boas noites de sono.

É fácil largar um bom horário de sono durante o verão em favor de férias cheias de acção, longas sestas de fim de semana prolongado e acordar cedo o suficiente para se estender numa espreguiçadeira à beira da piscina. Mas agora que a sua agenda está restabelecida, certifique-se que está a dormir o suficiente. Um estudo publicado na revista Sleep relata que as pessoas que dormem seis horas ou menos por noite têm quatro vezes maior probabilidade de ficar doentes depois de expostas ao frio – assim, certifique-se que dorme entre sete a nove horas para se proteger da estação fria que se aproxima.

  • Não esqueça a vitaminaD

Os níveis de vitamina D – que ajudam os ossos a absorver o cálcio e a proteger contra a osteoporose – têm o seu pico em Agosto, antes de diminuir e alcançar o seu mais baixo nível em Fevereiro, diz um estudo publicado na PLOS ONE. Certifique-se de que recebe suficiente vitamina D – mesmo que não saia do escritório antes do pôr do sol- ingerindo alimentos ricos nessa vitamina, como peixe, cogumelos e cereais fortificados.

  • Mantenha-se ativo

Nadar na piscina, frisbee no parque, volei na praia … o verão apresenta muitas oportunidades para nos mantermos ativos . Mas, mal a temperatura baixa, começamos a mover-nos menos – um estudo publicado na revista Annals of Epidemiology, em 2009, constatou que o número médio de sessões de atividade física diminui entre 2 a 4 por cento por cada 10 milímetros de chuva e aumenta entre 1 a 2 por cento por cada subida de 10 graus Celsius de temperatura. E outro estudo publicado em 2014 na revista PLOS ONE descobriu que menor temperatura e dias mais curtos se correlacionam com uma diminuição de atividade da população mais idosa. Mantenha-se ativo neste Outono planeando mais do que maratonas de séries de televisão no sofá. Programe passeios com um amigo, inscreva-se numa nova modalidade no ginásio ou experimente uma atividade que possa praticar com quaisquer condições climatéricas, como por exemplo escalada em campo coberto.

  • Não se esqueça do protetor solar

Os dias de passar horas a boiar numa piscina acabaram, mas o protetor solar é necessário durante todo o ano. Qualquer exposição ao sol – mesmo quando a temperatura baixa – arrisca uma boa dose de raios nocivos, por isso não deixe de o aplicar antes de sair para passear o cão, ir de carro para o trabalho, ir acampar ou sempre que sai à rua por mais de alguns minutos.

  • Aproveite os superalimentos de Outono

Não, não estamos a falar de um Starbucks com especiarias de abóbora. Mas em alimentos da estação como abóbora verdadeira, cheios de todas as vitaminas essenciais e antioxidantes. Certifique-se de que a sua lista de compras inclui muita fruta, como maçãs (as maçãs Fuji têm a maior concentração de antioxidantes), arandos (que podem ajudar a prevenir doenças orais e combater o crescimento de certos tipos de câncro), peras (que contêm muita fibra), batata doce (uma grande fonte de vitaminas A e C) e, claro, abóbora (que pode promover a visão saudável e o desenvolvimento celular).

  • Não se deixe desidratar

Pode parecer-lhe que transpira cada gota de água que bebe durante os meses de verão, mas estudos mostram que é realmente mais provável ficar-se desidratado quando as temperaturas baixam, devido à perda de fluido respiratório durante a respiração. Aqueles camisolões aconchegantes também têm a sua dose de culpa – a maioria das roupas pesadas forçam o organismo a trabalhar mais, e o suor evapora mais rapidamente com o tempo mais frio e seco. Mantenha-se hidratado quando começar a ficar mais frio, e não se coíba de se aquecer com uma chávena de chá quente – um estudo publicado na PlOS ONE em 2014 não encontrou nenhuma evidência de que a ingestão moderada de chá ou café cause desidratação.

  • Mantenha-se ativo na cama

Havendo um abrandamento de calor do exterior, as coisas podem começar a aquecer dentro do quarto. Estudos mostram que os nossos níveis de testosterona, a hormona associada ao desejo sexual, são superiores durante os meses de outono. E se quiser melhorar a sua disposição, escolha um filme romântico – estudos mostram uma correlação entre o tempo mais frio e uma preferência por filmes românticos.

  • Evite magoar-se ao limpar as folhas caídas

As folhas húmidas são terreno fértil para mofo e bolor, motivo suficiente para ir até ao quintal regularmente. E mesmo que pense que varrer folhas não é uma atividade de alto risco, a Consumer Product Safety Commission relata que 28.000 pessoas se magoam todos os anos com ferramentas de jardim, incluindo quando estão a remover as folhas. Use ténis antiderrapantes para evitar escorregar, e mantenha sempre o ancinho à sua frente – torcer o seu corpo repetidamente para juntar as folhas ao seu lado pode causar uma lesão.
Adaptado de Get Healthier This Fall: 8 DOs and DON’Ts de Diana Vilbert

Poderá também ter interesse em: