10 Formas simples de aumentar a auto-estima

10 formas simples de aumentar a auto-estima

Mais auto-estima

 

A nossa auto-estima, ou a falta dela, tem impacto profundo em quase todos os aspectos da nossa vida. Mais do que isso, a auto-confiança é uma das ferramentas mais importantes para alcançar os objectivos da nossa vida. Leia mais para conhecer surpreendentes, e surpreendentemente simples,  formas de aumentar a sua auto estima.

 

  1. Atribua uma pontuação. Como? Saiba quanta auto-estima tem, como ponto de partida. Experimente a Self-Esteem Scale, um exercício rápido usado por investigadores há décadas. O teste claro que não é uma forma de medida perfeita. Quantificar a auto-estima está cheio de zonas cinzentas e não é um elemento de diagnostico, mas serve bem como ponto de partida geral.
  2. Sente-se direito. Estudos tem mostrado que a forma da nossa postura tem impacto na auto-estima. Um estudo em 2009 no European Journal of Social Psychology revela que pessoas que se sentam direitas, em oposição com as que tem postura desleixada, tem tendencia para se auto avaliarem mais alto na sua profissão ou em candidaturas a emprego.
  3. Faça listas. Quando nos focamos nos atributos negativos e falhanços, pode ser difícil recordar as coisas boas que conseguimos. Escreva uma lista de vitórias ou feitos, desde coisas tais como preparar uma boa refeição, ou terminar a universidade, ou qualquer outra coisa que se orgulhe de ter conseguido fazer. Guarde bem esta lista. Quando estiver momentaneamente a duvidar das suas capacidades, puxe da lista. Continue a acrescentar à lista o que vai conseguindo fazer.
  4. Seja criativo. Não precisa ser Jimi Hendrix a tocar guitarra ou Picasso a pintar. Propósitos criativos tem provado ser bons para a auto-estima tanto de adultos como de crianças. Cante no duche. Escreva enquanto vai no autocarro. Leia antes de deitar. Procurar, nem que sejam uns minutos por semana, actividades criativas pode fazer aumentar a auto-estima.
  5. Faça parte. Investigação sobre auto-estima mostra que não é apenas sobre o indivíduo, é também sobre a forma de se identificar com actividades sociais. Estudos mostram que pessoas que participam em actividades tais como clubes de leitura ou equipas desportivas tem níveis de auto-estima acima da média.
  6. Faça a cama. Gastar um minuto ou dois a fazer a cama depois de acordar pode ter um impacto surpreendente na auto-estima. Marca o ritmo para o dia, o de ser produtivo e conseguir coisas.10 formas simples de aumentar a auto-estima
  7. Faça um pouco mais de exercício todos os dias. Se já tem uma rotina de exercício regular, ainda bem. Mas quer mesmo um aumento de auto-estima? Prolongue o período de treino, nem que sejam uns minutos. Para alem de mais auto-estima, queima mais umas calorias, o que não parece mal.
  8. Pergunte a um amigo. Às vezes não é fácil recordar as boas qualidades que temos. Mas as pessoas de que gostamos sabem-no bem. Se procura alguma coisa boa sobre si próprio, pergunte às pessoas próximas o que pensam.
  9. Comece pequeno. Até mesmo as tarefas simples (agendar uma consulta, limpar a parte de trás do carro, programar uma visita a um amigo) podem fazer aumentar a auto-estima. Escolha um hábito fácil de mudar e faça acontecer. Quanto mais fácil for, melhor. Comece pequeno e faça o caminho para mudanças maiores.
  10. Intriguices, não mesmo. Criticar um casamento falhado, ou quanto dinheiro o vizinho gastou no carro novo não é grande coisa. Mas espalhar notícias positivas pode ter impacto na auto-estima. Portanto, força: conte aos seus amigos quanto alguém é uma pessoa fantástica. 

    Adaptado de 10 Simple ways to boost your self esteem  de Katie Waldec

     

    Poderá tambem ter interesse em: