6 Formas de comer saudável no trabalho

6 formas de comer saudavel no trabalho

É possível comer saudável ao almoço

 

Se é como a maioria das pessoas, o trabalho passou a dominar grande parte das suas horas acordado. As exigências de carreira e emprego continuam a aumentar, reduzindo o tempo para cuidar de outros aspectos das nossas vidas. O tempo para dedicar aos entes queridos e para comer correctamente é muitas vezes sacrificado em nome do trabalho. Quando dedicamos algum tempo à alimentação, achamos mais fácil tomar um bom pequeno-almoço e jantar saudáveis em vez de um almoço saudável nos dias de trabalho.

Aqui ficam seis dicas para almoços saudáveis no trabalho:

  1. Evite o “snack” ao almoço.

As refeições nunca devem sair de uma máquina de venda automática ou de um frigorífico de loja de conveniência. Um saco de batatas fritas, um refrigerante e uma barra de chocolate podem parecer a única opção, mas o tempo que poupa nesta operação será muitas vezes agravado pela falta de produtividade que provoca o consumo de uma refeição tão deficiente em nutrientes. As quantidades elevadas de açúcar não só irão diminuir a acção do seu sistema imunológico por muitas horas, como, provavelmente, vão aumentar a ansiedade e causar-lhe fadiga durante a maior parte de sua tarde e noite.

Investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças concluíram que uma maior percentagem de calorias de açúcar está associada a um risco significativamente maior de morte por doença cardiovascular (DCV). Além disso, o consumo regular de bebidas adoçadas com açúcar está associado a elevada mortalidade por DCV. Um estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, também reconheceu os numerosos ensaios clínicos aleatórios e estudos epidemiológicos que demonstram que o consumo de grandes quantidades de açúcar, especialmente bebidas adoçadas com açúcar, tendem a causar aumento de peso e contribuem para um maior risco de obesidade, diabetes tipo 2, colesterol e hipertensão.

  1. Não coma “fast food.”

As lojas e quiosques de fast food estão cheias de trabalhadores à procura de uma dose de comida rápida. Infelizmente as “opções saudáveis” na maioria desses locais não cumprem as promessas promocionais. Verifique essas promessas, como por exemplo as saladas McDonalds’ em blogs e sites de alimentação saudável, para obter mais informações.

  1. Leve o seu almoço.

Acredite que pode realmente fazer um delicioso almoço nutritivo em menos tempo do que leva para chegar a uma dessas lojas ou quiosques. Só é preciso algum planeamento prévio e criatividade. Quando está a preparar o jantar pense em aumentar a dose para que sobre para o almoço do dia seguinte. Por exemplo, um prato de arroz ou quinoa do jantar pode ser a base de uma salada de mistura com vegetais. Alimentos fermentados, que são incrivelmente deliciosos e ricos em probióticos, podem ser bons recheios para os seus restos de arroz ou verduras.

  1. Evite o microondas.

A maioria das pessoas está ciente dos perigos de microondas e ainda assim eles existem na maior parte das salas de refeições de escritórios e pastelarias. Embora a Food and Drug Administration (FDA) afirme que as emissões de radiação de microondas são reguladas para um nível seguro, eles reconhecem os perigos de queimaduras graves de recipientes quentes, alimentos superaquecidos, líquidos explosivos ou o uso de recipientes que não são seguros. Igualmente importante é o facto de que a maioria dos produtos aquecidos em fornos microondas são processados, embalados e preparados com alto teor de açúcar, de sódio, aditivos sintéticos, conservantes e corantes. Se prefere uma refeição quente ao almoço, há vários excelentes recipientes reutilizáveis e garrafas térmicas que podem manter a temperatura de sua sopa, guisado, ou outra deliciosa refeição, por muitas horas. Enquanto se arranja de manhã, basta encher o recipiente com água quente e quando for a sair de casa, despejar a água e encher o recipiente com o seu almoço.

  1. Não coma à secretária.

A probabilidade de escolher uma opção menos saudável aumenta se ficar colado ao seu espaço de trabalho. Afaste-se do trabalho e arranje um espaço mais relaxante para desfrutar da sua refeição. Quando se está focado na refeição, fica-se mais consciente de quando se fica cheio, havendo menos probabilidade de comer demais. E também vai ficar menos propenso à indigestão da combinação do stress do trabalho com o horário das refeições.

  1. Pense para além da lancheira.

Há mais opções para almoçar para além das sanduíches e a variedade é a chave do sucesso. O almoço pode compor-se de aveia com sementes de linhaça e mirtilos. Ou ainda kimchi ou sopa de miso e chá verde frio com limão. Vai comer mais saudável e adquirir uma experiência de almoço especial e gratificante. E merece!

Adaptado de 6 ways to eat healthier at work de Michelle Schoffro Cook

Poderá também ter interesse em: