Como fazer grelhados sem carne?

Como fazer grelhados sem carne?

Apesar de muita gente associar o ritual do barbecue à carne e ao peixe grelhado. cada vez mais assistimos à substituição de carne por alternativas vegetais. Se não está familiarizado com grelhados à base de plantas, pode sentir algumas dificuldades.

Veja algumas ideias para grelhados sem carne:

Hamburgers
 Vegetais

Nenhum churrasco vegetariano estaria completo sem este alimento. Os hamburgers vegetais tem má reputação porque no inicio tinham um sabor terrível. Mas isso faz parte do passado. Com inúmeras combinações de ingredientes e de temperos, existe um hamburger vegetariano para agradar a cada palato. Pode fazer o seu hamburger ou escolher um da secção de congelados do supermercado.

Steven Depolo via Flickr

Abacate
s

Abacates grelhados são fáceis de fazer e adicionam um ótimo sabor aos pratos. Corte os abacates ao meio e remova a semente. Esfregue cada metade com um pouco de azeite e grelhe durante 3 minutos para cada lado até ficarem ligeiramente torrados. Acrescente molho, coma com chips, use como guacamole, coloque numa salada ou simplesmente coma à colher. As possibilidades são deliciosamente infindáveis.

celery-root

Raízes de Aipo

Não deixe que o aspecto rústico o engane. Existe uma exuberante, cremosidade no interior destas raízes. Corte a raiz de aipo ao meio e coloque-a com o corte para baixo, na parte menos forte da grelha. Grelhe até o lado de fora ficar carbonizado e enegrecido. O interior fica macio e cremoso. Parece puré de batatas. Um pouco de sal e um pouco de pimento e tem um prato deliciosamente fora do comum.

portobello-mushroom-cap

Cogumelos Portobello

Os cogumelos Portobello tem um tamanho generoso, são deliciosamente carnudos e ficam espectaculares grelhados. Deixe-os a marinar num molho à sua escolha por 30 minutos. Dê um golpe ligeiro no topo, antes de grelhar, para deixar escapar algum vapor.

grilled-pizza

Pizza

Pizza grelhada? Claro. Grelhar uma pizza dá-lhe um sabor fantástico e crustie. Comece por untar a grelha com azeite. Estique a massa na grelha e unte com mais azeite. Rapidamente, adicione os molhos e continue a grelhar até ficar bem cozinhada.

grilled-polenta

Polenta

Cripsy por fora e cremosa por dentro, a polenta grelhada é super saborosa. Usar polenta já feita ajuda a poupar imenso tempo na cozinha. Unte ambos os lados com azeite, tempere com sal e pimenta e grelhe 5 a 10 minutos até se formar a crosta dourada. Sirva com molho barbecue, tempero de salada, marinada ou junte-lhe vegetais grelhados.

vegetable-kabobs

Espetadas & Kebabs


Espetadas e kebabs, por serem tão versáteis, não podem faltar numa refeição sem carne. Escolha uma selecção de frutas ou de vegetais como abobrinha, abóbora amarela, beringela, cogumelos ou pimentos. Introduza camadas de seitâ, tofu ou uvas, pêssego e ananás. Para um sabor cítrico, acrescente limão ou lima. Ao grelhar, suaviza a acidez do fruto, melhorando o sabor.

Jodimichelle via Flickr

Alface Romaine

Alface grelhada? Sim. Simplesmente lave um molho de alfaces e corte-o até ao centro para obter 2 metades. Coloque-as a grelhar 5 minutos, antes de virar ao contrario e voltar a grelhar. Tempere com molho de salada ou acrescente legumes grelhados. É uma salada melhorada.

grilled-tofu

Mais opções 


Alternativas à carne como cachorros e salsichas vegetais, tofu, seitã, beringela e abóbora são excelentes escolhas para fazer um churrasco vegetariano. Não esqueça o milho.

grilled-mexican-corn

Adaptado de What to Grill When You’re Not Grilling Meat de KA Traegner

Poderá também ter interesse em: