8 Benefícios das avelãs para a saúde

8 Benefícios das avelãs para a saúdeEnquanto que o sabor rico e cremoso da avelã é muitas vezes usado em doces e café, a noz da avelã raramente é consumida por si só. É uma pena, pois não só este fruto seco é delicioso na sua forma pura, como também oferece uma série de benefícios para a saúde.

Veja abaixo os 8 melhores benefícios do consumo de avelã para a saúde:

1. Gorduras saudáveis

Repletas de ácidos gordos monoinsaturados, as avelãs podem ajudar a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, reduzindo os níveis de colesterol global e promovendo um coração saudável. 

2. Cheias de fibra

As pequenas nozes da avelã contêm alto teor em fibras, ajudando a sentir-se mais cheio durante mais tempo, o que se traduz numa sensação de saciedade promovendo assim a perda de peso. Misture num saco um punhado de avelãs com os seus primos mais populares, o amendoim e a amêndoa, e coma-os ao longo do dia.

3. Mestres em magnésio

Com 46 mg de magnésio por porção, a avelã pode ajudar a reduzir a tensão arterial e o risco de diabetes – apenas alguns dos muitos benefícios do magnésio. 

4. Suporte ósseo

Com 32 mg de cálcio por porção, as avelãs ajudam a construir ossos fortes, fazendo destas nozes uma boa opção para quem evita lacticínios. 

5. Combate ao cancro

O beta-sitosterol, um fitosterol encontrado nas avelãs, ajuda a reduzir o risco de cancro de mama e próstata e também a combater a leucemia linfocítica. Comer avelãs, por si só, não garante a cura do cancro, mas é muito importante incluir na alimentação de um doente oncológico alimentos que possam diminuir as hipóteses de desenvolver mais células cancerígenas.

6. Suporte muscular

Os níveis elevados de magnésio e cálcio presentes nas avelãs podem ajudar na manutenção e crescimento de músculos saudáveis. O magnésio ajuda a reconstruir o tecido muscular, enquanto níveis adequados de cálcio podem ajudar a evitar a fadiga muscular e dor. Para praticantes de desporto, uma porção de avelãs é considerado um bom lanche pós-treino. 

7. Reforço Cerebral

As avelãs são ricas em vitamina E, grande potencializadora e defensora da actividade saudável do cérebro. Uma porção pequena de avelãs fornece a dose diária de manganês necessária para suportar a saúde cerebral. Um estudo recente realizado pela Neurociência Nutricional mostrou que as avelãs ajudam na memória e podem até diminuir a ansiedade. 

8. Suporte da pele

A vitamina E volta a ganhar quando se trata de dar suporte à pele, o maior órgão do nosso corpo. Uma dieta rica em vitamina E ajuda a combater os sinais de envelhecimento (rugas e manchas escuras), bem como danos causados ​​pelo sol. Porém, não poderá renunciar ao protector solar em favor apenas das vitaminas. Comer avelãs e outros alimentos ricos em vitamina E antes das férias de verão ajuda a pele a defender-se de queimaduras solares e danos causados ​​pelos raios ultravioleta.

Poderá desfrutar de avelãs cruas ou torradas. Pode até fazer manteiga de avelã triturando-as num processador de comida, e ainda adicionar um pouco de cacau em pó para fazer Nutella caseira. Ao apreciar avelãs, é importante lembrar as quantidades. Enquanto um punhado pode ser saudável para o coração, comer muitas nozes de uma vez poderá ser uma bomba. Demasiada gordura, mesmo do tipo “certo”, pode tornar-se num pesadelo calórico. Coma apenas 1 porção de avelãs (cerca de 30 gr -12 a 20 unidades) por dia.

Adaptado de 8 Health Benefits of Hazelnuts de Zoe Eisenberg  

Poderá também ter interesse em: