Paleo, Dieta da Moda?

Paleo dieta da moda

Paleo dieta da moda

Uma das caraterísticas da atual sociedade é que o comportamento é mais vezes ditado pela moda do que por critérios de racionalidade. Isto é particularmente verdade em relação à alimentação onde deveriam prevalecer critérios de longevidade, qualidade de vida, felicidade, saúde e bem-estar.

Quando falamos em alimentação estamos a falar de vida e não de tendências de vestuário ou de automóveis. Numa sociedade moderna sedentária, imersa em stress, sobrealimentada mas desnutrida porque se alimenta com bolos, açúcar, pão, cereais ultra refinados, alimentos processados. E isto, invariavelmente, culmina em resultados dramáticos na composição corporal e na proliferação de doenças crónicas.

Curiosamente, Julio César em 50 AC escreveu que a principal dificuldade em vencer os bárbaros estava no facto de estes não terem ainda iniciado o consumo de cereais, opção alimentar que tinha conduzido ao enfraquecimento dos soldados romanos.

A Dieta Paleo tem vindo a conhecer cada vez mais seguidores em todo o mundo sobretudo pelos resultados alcançados e cada vez mais casos de sucesso, mas também pelas referências históricas à época do Paleolítico, pré agricultura, em que os humanos foram os mais perfomantes enquanto espécie tendo adequado a sua alimentação às suas necessidades fisiológicas.

A Dieta Paleo é de facto uma moda, mas trata-se de uma moda bem antiga com milhares de anos em que os humanos procuraram ter uma alimentação e comportamento ligados ao que o corpo verdadeiramente necessita.

As nossas opções alimentares, o exercício físico que fazemos, a quantidade e qualidade do nosso sono, a forma como lidamos com o stress e a exposição à luz solar são fatores que potenciam ou previnem doenças, afetam a nossa longevidade e determinam a qualidade da nossa vida.

Autora: Ana Pabla, Nutricionista Paleo

Poderá também ter interesse em: